A Prefeitura de Alagoinhas está realizando a limpeza de canais e bocas de lobo, além de outras ações para amenizar os efeitos de alagamentos em áreas do centro da cidade. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e visam reduzir os problemas historicamente causados pela incidência das chuvas de verão.
“Desde o início desta semana, estamos limpando bocas de lobo, áreas do Rio do Catu e outros locais que demandam mais atenção. Vamos utilizar também máquinas escavadeiras nesse serviço. Essas são as primeiras ações de um programa de tem como objetivo realizar a desobstrução das drenagens nas regiões do centro de Alagoinhas e também nas áreas suburbanas da cidade”, afirmou o secretário da Seman, Cláudio Espinheira.
Neste primeiro momento, a prefeitura formou uma equipe de 40 pessoas para realizar a atividade. Os profissionais estão atuando nas vias urbanas, incluindo locais com acúmulo de areia que dificultam o escoamento das águas das chuvas. Esse trabalho ocorrerá de forma ininterrupta para evitar que os alagamentos prejudiquem o acesso ao centro da cidade.
As ações realizadas ainda não representam uma solução definitiva para os problemas de alagamento da cidade. São um paliativo para permitir que a água empoçada possa escoar mais rapidamente. O centro de Alagoinhas foi priorizado por representar um problema crônico e antigo, uma das áreas mais afetadas, onde os alagamentos interrompem o trânsito e causam grandes transtornos aos comerciantes e à população em geral.
*Plano de prevenção*
Na tarde dessa segunda-feira, 6, o prefeito Gustavo Carmo percorreu o centro da cidade e acompanhou o trabalho dos agentes de limpeza. “Este é apenas o início de um projeto mais amplo, um plano de prevenção a alagamentos que estamos elaborando, com o apoio da equipe Seman, e que incluirá a limpeza completa da rede de drenagem, das galerias e de outras áreas, utilizando equipamentos altamente tecnológicos”, garantiu.
Nas próximas semanas, a Prefeitura de Alagoinhas fará o anúncio oficial do plano de prevenção para a cidade.
Fonte e foto Secom da prefeitura de Alagoinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário