Os novos compromissos do Brasil serão apresentados às Nações Unidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que liderará a delegação brasileira na Conferência do Clima (COP 29) em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O governo federal anunciou, na sexta-feira (8), a conclusão das novas metas da Contribuição Nacional Determinada (NDC) do Brasil no âmbito do Acordo de Paris sobre o clima.
As NDCs representam os planos de ação dos países signatários do acordo, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e conter o aquecimento global abaixo de 2°C. Segundo o governo, os novos compromissos do Brasil serão apresentados às Nações Unidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que liderará a delegação brasileira na Conferência do Clima (COP 29) em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro.
O governo anunciou que as novas metas para o Acordo de Paris serão apresentadas na COP 29, mas não revelou os percentuais exatos de redução de emissões. Segundo o Palácio do Planalto, os compromissos para 2030 são de 13% a 29% mais ambiciosos que as metas anteriores. Para 2035, a redução prometida é de 59% a 67% nas emissões de gases de efeito estufa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará do evento. A próxima edição da COP será sediada pelo Brasil, em Belém (PA), em novembro de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário