Criação de Secretaria de Ordem e Segurança Pública é uma das metas de Gustavo Carmo - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Criação de Secretaria de Ordem e Segurança Pública é uma das metas de Gustavo Carmo

 




 Em entrevista concedida ao Programa Canal Aberto, da 93 FM, na manhã desta segunda-feira (19), Gustavo Carmo (PSD), candidato a prefeito de Alagoinhas, afirmou que uma das suas propostas é a criação da Secretaria de Ordem e Segurança Pública. Luciano Sérgio, candidato a vice, esteve ao lado de Gustavo no estúdio da emissora.

A medida, segundo ele, visa fortalecer as ações de segurança na cidade, garantindo maior tranquilidade e bem-estar para a população: “A Secretaria de Ordem e Segurança Pública terá como figura central a Guarda Civil Municipal, além de incorporar a Defesa Civil e outros órgãos que serão realocados para assegurar a eficiência da ordem e segurança em Alagoinhas. Esse plano inclui o fortalecimento da Guarda Municipal, com a modernização dos cursos de formação e capacitação, aproveitando recursos federais disponíveis, especialmente aqueles destinados à segurança pública nos municípios no governo do presidente Lula, abrangendo também a questão do armamento e demais aspectos essenciais à atuação da Guarda.”

Gustavo Carmo destacou ainda que a secretaria se concentrará nas áreas mais vulneráveis da cidade. Para isso, será aprimorada a comunicação entre a Guarda Civil Municipal, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Ministério Público e todos os envolvidos na área de segurança pública. Além disso, ele citou os investimentos na área  iluminação pública por meio da PPP, já em andamento: “A tendência é que a iluminação pública melhore, especialmente nas áreas periféricas e no centro, onde há frequentes queixas de violência à noite. Com a melhoria da iluminação, cria-se um ambiente mais seguro e adequado para os alagoinhenses”

Minha Casa, Minha Vida

Para avançar nas melhorias em habitação, Gustavo Carmo afirmou  que atuará  no fortalecimento de programas como o “Minha Casa, Minha Vida”. A meta é dobrar o número de casas disponíveis na cidade, passando para 1.300, somando-se às 4.500 já entregues em Alagoinhas durante a gestão do ex-governador Jaques Wagner.

Outro ponto do planejamento habitacional inclui ações de requalificação e intervenções para a manutenção das casas do “Minha Casa, Minha Vida”, além de melhorias nos espaços de convivência e lazer: “Conjuntos como Nulce Pereira, Kubo e FM estão necessitando de intervenções, como pintura e melhorias nos espaços de convivência, e pretendemos avançar nessa direção.”

Gustavo Carmo ressaltou que buscar recursos em nível estadual e federal para a habitação em Alagoinhas não será um desafio para sua gestão. “Temos parcerias com o deputado federal Joseildo Ramos e mais sete deputados federais, além do apoio de Ludmila Fiscina e Radiovaldo Costa na Assembleia Legislativa, do governador Jerônimo, e de três senadores. Contamos ainda com acesso direto ao presidente Lula, Rui Costa e Marcos Cavalcante. Isso facilitará a captação de recursos e a implementação de programas importantes como o ‘Minha Casa, Minha Vida”.

São João

Gustavo Carmo salientou que pretende estimular o comércio local e fortalecer a tradição junina em Alagoinhas

Como parte das ações voltadas para essas finalidades, o candidato destacou a criação de um calendário anual de eventos. Segundo ele, essa iniciativa contribuirá para o planejamento e a execução orçamentária do município, além de ajudar os organizadores nos meses de baixa atividade comercial. “Implementar um calendário de eventos não só organiza a distribuição dos recursos públicos, mas também estimula o comércio local, que sofre com a redução de movimento em janeiro e fevereiro, quando muitos moradores viajam para as cidades litorâneas. Além disso, com o acesso antecipado ao calendário, as pessoas podem se programar para participar dos eventos, o que aumenta a circulação de pessoas e o interesse pelo comércio local”, explicou.

O candidato também destacou a importância de revitalizar tradições como o São João: “O São João de Alagoinhas, que ganhou destaque a partir da gestão do prefeito Joaquim Neto, é essencial para a identidade cultural do município e atrai muitas pessoas para a cidade, mesmo quando não há grandes festas. Vamos fortalecê-lo, criando um planejamento  mais eficiente. A nossa meta é ter a programação de  São João 50% fechada com antecedência e os outros 50% definidos conforme surjam novas atrações. Queremos já divulgar o São João durante o Carnaval para garantir maior envolvimento e planejamento por parte dos moradores nos bairros”.

Alafolia

Gustavo Carmo  também falou sobre a volta do Alafolia, algo muito esperado pelos alagoinhenses. Ele afirmou que retornará com o Alafolia, mas que não será no centro da cidade para não perturbar a vida das pessoas e as atividades do comércio. “Estamos definindo o local, mas a Joseph Wagner é um grande ponto de discussão para que o Alafolia aconteça ali, até pela facilidade de se fazer o processo da segurança. O Bahia Beer, que já é um evento anual, também será aprimorado. Somando-os ao São Joao, serão os três grandes eventos que a gente vai realizar do ponto de vista da formatação de grande multidão.

Eventos religiosos

Gustavo Carmo citou a importância de fortalecer as atividades de lazer e cultura voltadas para o segmento religioso em Alagoinhas, ressaltando a vocação do município para eventos dessa natureza, atraindo grandes multidões e impulsionando o comércio e o turismo local. “Alagoinhas já possui uma tradição em atividades religiosas, como a Marcha para Jesus, e pretendemos trazer para a cidade o Canta Bahia, um festival promovido pelo governo do estado. Esse evento já foi realizado em cidades como Camaçari, Feira de Santana e Barreiras, e estamos trabalhando para que aconteça aqui com o apoio da deputada Ludmila Fiscina”, afirmou.

Além disso, ele mencionou a importância de explorar a devoção ao padroeiro Santo Antônio, que é amplamente venerado na cidade. “Precisamos aproveitar essa devoção para atrair visitantes e promover o desenvolvimento da fé na nossa comunidade”, completou.

Centro de Zoonoses

Para fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção animal em Alagoinhas, Gustavo Carmo apresentou várias propostas durante entrevista.

Entre as iniciativas, ele destacou a importância de fortalecer a parceria entre a prefeitura e as entidades que já atuam na proteção animal, orientando essas entidades sobre como se relacionar formalmente com a prefeitura para a obtenção de recursos e participação em programas municipais, além da captação de recursos em nível estadual e federal.

Uma das principais propostas de Gustavo Carmo é a criação de um Centro de Zoonoses no município, que funcionará em nível regional com a pactuação de municípios vizinhos. “Já estamos discutindo a criação desse centro com o deputado federal Jorge Solla”, afirmou.

Outra medida anunciada pelo candidato visa melhorar a saúde dos animais de rua. “Realizaremos atendimentos a esses animais em parceria com consultórios veterinários, que serão credenciados com preços pré-fixados, seguindo um modelo semelhante ao do SUS para serviços, cirurgias e vacinações”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário