"Acervo está preservado", afirma diretora do MAS após fechamento por problemas na infraestrutura - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

"Acervo está preservado", afirma diretora do MAS após fechamento por problemas na infraestrutura

 A diretora do Museu de Arte Sacra (Mas) ainda afirmou que obras passaram por restauração

"Acervo está preservado", afirma diretora do MAS após fechamento por problemas na infraestrutura

Foto: Divulgação

Por: Labelle Fernanda no dia 15 de agosto de 2024 às 11:53

Atualizado: no dia 15 de agosto de 2024 às 11:59

O acervo do Museu de Arte Sacra (Mas) da Universidade Federal da Bahia está preservado. A informação foi confirmada por Maria Herminia, diretora do Mas, após o fechamento por obras na infraestrutura, no último sábado (10). 

A Reitoria da Universidade comunicou o fechamento do espaço em razão dos riscos relacionados à infraestrutura, principalmente nas instalações elétricas e nos telhados, que ameaçam a segurança do local e de seu patrimônio artístico.

A diretora do Mas, entretanto, assegurou ao Metro1 que “o acervo está em local seguro e com sua integridade física totalmente preservada”. Além disso, Maria Herminia confirmou que nesse período de fechamento serão realizadas “ações de pesquisa, conservação e restauração no acervo que estava em exposição”. 

O Mas, que recebe cerca de 300 pessoas por mês, ainda não tem data para reabertura. A prioridade no momento são as obras emergenciais para reforma, que já foram iniciadas. Segundo a diretora, após as obras emergenciais,”os próximos passos serão destinados à realização, conclusão dos projetos e à execução das obras, que envolvem inicialmente os apoios da Prefeitura Municipal de Salvador e Governo do Estado da Bahia”.

Um dos motivos que levaram ao fechamento do espaço, de acordo com o reitor Paulo Miguez foi uma "forma de prevenção de uma catástrofe semelhante à do incêndio no Museu Nacional, vinculado à UFRJ, que ocasionou perdas imensuráveis e irreparáveis ao patrimônio histórico do país". 

O museu é reconhecido como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938 e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.  A sede do Museu de Arte Sacra também abriga a maior coleção de arte sacra barroca da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário