Os sem-teto são retirados de Paris em ônibus e levados a outras cidades com falsas promessas de moradia, segundo o jornal americano "The New York Times"
Foto: Pixabay
A Prefeitura de Paris está retirando imigrantes em situação de rua da cidade antes do início das Olimpíadas, que começam em 26 de julho, revelou o jornal francês "L'Équipe". Os sem-teto localizados nas principais regiões que receberão os turistas e os Jogos Olímpicos estão sendo levados de ônibus para outras cidades francesas perto da capital.
No ponto final dessas viagens estão abrigos precários e muitos dos imigrantes acabam voltando para a rua, segundo o jornal americano "The New York Times", que acompanhou o trajeto desses ônibus. De acordo com o portal g1, imigrantes disseram ao "New York Times" que foram prometidos habitação de longo prazo em outro lugar e serviços sociais, mas acabaram encontrando uma situação diferente, vivendo em ruas desconhecidas, longe de casa, ou até sendo marcados para deportação. "Chegamos e não havia nada. Eles mentiram para nos colocar no ônibus", disse Yussuf Ahmed, que veio do Sudão, ao jornal americano.
Os governos francês e parisiense nega que o envio de pessoas de ônibus esteja relacionado aos Jogos Olímpicos, porém, em um e-mail revelado pelo "L’Équipe", um funcionário do governo disse que o objetivo era “identificar pessoas nas ruas em locais próximos às sedes olímpicas” e movê-las antes dos Jogos. O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu que os Jogos Olímpicos vão mostrar a grandiosidade do país --sediar um evento como esse geralmente é uma oportunidade de se promover para o resto do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário