Após uma década de negociações, artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

sábado, 20 de julho de 2024

Após uma década de negociações, artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil

 Quase 600 objetos irão integrar o acervo do Museu do Índio, no Rio de Janeiro

Após uma década de negociações, artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 20 de julho de 2024 às 17:30

Artefatos indígenas de mais de 50 etnias retidos na França há mais de 20 anos retornaram ao Brasil neste sábado (20). No total, cerca de 585 objetos, incluindo máscaras, cocares, mantos, adereços, instrumentos musicais, cestarias, armas, esculturas e outros itens etnográficos, irão integrar o acervo do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

A maioria dos artefatos já retornou ao Brasil no último dia 10 de julho, após atuação conjunta do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). Conforme o MPF, os bens foram adquiridos em 2003 e levados ao Museu de História Natural e Etnografia da cidade de Lille, na França, sem seguir os procedimentos legais.

Durante uma década diversas tratativas tornaram o retorno possível, envolvendo as autoridades francesas e a instauração de um inquérito civil público no MPF do Rio de Janeiro. Com isso, as peças passarão por um período de quarentena para evitar possíveis contaminações, como é comum com acervos museológicos.

No Museu do Índio, que é vinculado a Funai, será analisado o estado das peças em comparação com os relatórios emitidos quando os objetos chegaram à França. A ideia é que elas sejam exibidas ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário