ANM autorizou 870 garimpos em unidades de conservação ambiental, afirma jornal - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

domingo, 21 de julho de 2024

ANM autorizou 870 garimpos em unidades de conservação ambiental, afirma jornal

 

ANM autorizou 870 garimpos em unidades de conservação ambiental, afirma jornal

Dados foram coletados a partir de comparações entre autorizações da ANM (Agência Nacional de Mineração) com o banco de dados do ICMBio

ANM autorizou 870 garimpos em unidades de conservação ambiental, afirma jornal

Foto: TV Brasil

Por: Metro1 no dia 21 de julho de 2024 às 18:08

A Agência Nacional de Mineração (ANM) autorizou 870 garimpos em 18 unidades de conservação do Brasil, mesmo em regiões que tenham a mineração proibida em áreas de preservação. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal, ao comparar dados de autorizações da ANM (Agência Nacional de Mineração) com o banco de dados do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que cuida das unidades de conservação, foi possível descobrir sobreposições entre atividades econômicas e áreas protegidas.

A maior parte dos casos aconteceu no Pará, com 846 lavras. Outros casos foram localizados em Rondônia (11), Piauí (7), Bahia (3), Amazonas (2) e Rio Grande do Sul (1). Ainda de acordo com o jornal, de todas as autorizações, 14 foram concedidas durante o governo atual. Apesar disso, a maior parte das concessões aconteceu em 1995, durante a gestão de Fernando Henrique Cardo (PSDB), com 272.

Em nota, a ANM disse que a legislação "não impede a outorga de Permissão de Lavra Garimpeira em unidades de conservação, somente condiciona o início dos trabalhos a uma prévia autorização do órgão administrador da UC [unidade de conservação]". Já o ICMBio disse ter conhecimento sobre a situação, além de afirmar o acompanhar de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário