Alerta acontece após resultado das eleições para o Parlamento Europeu. Lula também comentou que acredita ser necessário “brigar” pela prevalência do regime democrático
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou nesta quinta-feira (13) que a democracia enfrenta riscos devido ao avanço da extrema-direita na Europa. Lula falou com jornalistas em Genebra, na Suíça, onde participa de um encontro realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Sobre o tema, Lula comentou que acredita ser necessário “brigar” pela prevalência do regime democrático. “Acho que é um perigo [o avanço da extrema-direita na Europa], mas acho que é um alerta também. As pessoas que têm sentido em respeitar a democracia, têm que brigar para que a democracia prevaleça na Europa, na América do Sul, na América Latina, na Ásia, em tudo o que é lugar”, afirmou o petista.
“Eu tenho dito a todo mundo que nós temos um problema de risco da democracia tal qual nós a conhecemos. Porque o negacionista nega as instituições, nega aquilo que é o Parlamento, aquilo que é a Suprema Corte, aquilo que é o Poder Judiciário, aquilo que é o próprio Congresso. Ou seja, são pessoas que vivem na base da construção de mentiras”, disse Lula ao ser questionado sobre o resultado das eleições para o Parlamento da União Europeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário