Após fechamento de um setor, direção do Martagão tem encontro com ministra da Saúde - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Após fechamento de um setor, direção do Martagão tem encontro com ministra da Saúde

O Martagão apontou que os recursos repassados através do Sistema Único de Saúde (SUS) não cobrem os custos totais da operação do hospital

Após fechamento de um setor, direção do Martagão tem encontro com ministra da Saúde

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 27 de junho de 2024 às 10:10

A direção da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Martagão Gesteira, foi recebida, nesta quarta-feira (26), em Brasília, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. No encontro, foi abordado, entre outros assuntos, sobre a necessidade de reequilíbrio de contratos do hospital. 

“A ministra nos ouviu. Reconheceu a relevância do hospital e a evolução dos custos. Comprometeu-se, a partir dessa semana, de iniciar um estudo técnico para reavaliar o financiamento do Martagão”, detalhou a presidente de honra da Liga, Rosina Bahia. 

Na última semana, o hospital confirmou o fechamento e a redução no quantitativo de cirurgias cardíacas a serem realizadas. Em nota divulgada à imprensa, a instituição filantrópica afirmou que enfrenta há anos um déficit mensal que, para 2024, era estimado em R$ 15 milhões. O Martagão apontou que os recursos repassados através do Sistema Único de Saúde (SUS) não cobrem os custos totais da operação do hospital.

Estiveram presentes ainda na ocasião o deputado federal Jorge Solla, que intermediou o encontro, o superintendente geral da entidade, Carlos Emanuel Melo. “É fundamental conseguirmos a liberação dessa verba para um instituição tão importante como o Hospital Martagão Gesteira, que realiza 50% das cirurgias cardíacas em crianças e adolescentes no estado, e está sofrendo o que eu chamo de canibalismo com a perda de profissionais por causa do aumento da concorrência com a abertura de novos hospitais privados, o que elevou o nível dos salários”, destacou o deputado Jorge Solla.

A direção da Liga também se encontrou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “O ministro também nos acolheu e disse que vai acompanhar todo o processo, além de se empenhar na liberação de emendas parlamentares, inclusive da Bancada baiana para apoiar o Martagão”, acrescentou Rosina Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário