Professores entram, oficialmente, em greve na UFBA por tempo indeterminado - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

terça-feira, 30 de abril de 2024

Professores entram, oficialmente, em greve na UFBA por tempo indeterminado

 Algumas atividades ainda irão atender a comunidade universitária, como RU, bibliotecas e coletivos do Buzufba

Professores entram, oficialmente, em greve na UFBA por tempo indeterminado

Foto: Divulgação/UFBA

Por: Metro1 no dia 30 de abril de 2024 às 15:25

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) entraram em greve por tempo indeterminado desde segunda-feira (29). Além disso, foi instalado o Comando de Greve pela categoria durante a reunião na sede da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub). 

O Comando de Greve mobiliza a categoria para defender as reivindicações como reajuste salarial 2024, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

Uma reunião com o Governo está marcada para o dia 6/05 e uma com a Assembleia Geral no dia 9/05, às 14h. A participação na mobilização do Dia do Trabalhador no Farol da Barra, na quarta (1º) também foi acertada e no calendário ainda consta uma reunião do Comando de Greve, no Instituto de Biologia, na quinta-feira (2), às 08h30. 

A Ufba afirma, em nota, que recebeu comunicado da Apub Sindicato comunicando sobre a realização da assembleia dos docentes, no dia 25 de abril, que aprovou a greve da categoria e ressaltou que reconhece o direito de greve e a legitimidade da luta dos trabalhadores.

Ainda segundo a Ufba, a Administração Central tem em vista manter a manutenção das atividades essenciais e recomenda que as unidades acadêmicas também procedam desta forma, a fim de atender aos melhores interesses da comunidade universitária, como o Restaurante Universitário (RU), bibliotecas e coletivos do Buzufba. 

Nesta terça-feira (30), as comissões se reunirão a partir das 10h, na sede da Apub. As reuniões do Comando de Greve acontecem três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas. Excepcionalmente, nesta semana, a reunião será somente na quinta-feira, às 8h30, no Instituto de Biologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário