Sarah já foi testada durante a pandemia de Covid com outro nome, Florença
Foto: Reprodução/OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta semana, como parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo (7), o projeto Sarah. Um protótipo de avatar interativo, alimentado por inteligência artificial generativa, e com o propósito de ajudar as pessoas na melhoria da sua saúde.
A Sarah (Smart AI Resource Assistant for Health) já foi testada durante a pandemia de Covid com outro nome, Florença. Agora ela ressurgiu com um novo modelo de linguagem, com tecnologia mais avançada. Ela interage com usuários 24 horas por dia e em oito idiomas: português, inglês, espanhol, francês, russo, hindi, árabe e mandarim.
Por enquanto, a ferramenta limita-se a oferecer recomendações muito gerais ou uma lista básica de informações, ou sintomas associados a algumas doenças, mas consegue ser empática. Embora ainda pareça um robô, ela balança a cabeça e mexe os olhos enquanto nos escuta.
A OMS reconhece que há deficiências do sistema atual e necessidade de aperfeiçoamento, mas optou por lançar logo a ferramenta para que a tecnologia associada a informações de saúde não caiam nas mãos de empresas com interesses econômicos e comerciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário