O município de Barra marcou 35ºC no último sábado (27); Apesar disso, o estado não deve ser afetado pela onda de calor como restante do país
Foto: Divulgação/Prefeitura Barreiras
Apesar da Bahia não ser diretamente atingida pela quarta onda de calor no país previsto para maio, as temperaturas no oeste do estado podem subir até 5º acima da média, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No último sábado (27), o município de Barra registrou a maior temperatura da Bahia no dia, com os termômetros marcando 34°C. Até o dia 2 de maio, a máxima pode chegar a 37º. Já em Barreiras, também na macrorregião oeste, foi registrado 33,1ºC no sábado e também tem máxima de 37º.
A onda de calor é configurada se a temperatura de uma região aumenta 5º a média por no mínimo cinco dias consecutivos. Quando são registrados de 3ºC a 5ºC mais quentes, considera-se que as temperaturas estão acima da média.
O meteorologista Glauco Freitas, do Inmet, apontam o que pode está gerando a onda de calor em pleno outono. “É uma massa anticiclônica que perdura por vários dias, e assim [a atmosfera] vai se aquecendo e perdendo umidade. Para que isso se configure, precisa ter um bloqueio atmosférico no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, impedindo que os sistemas frontais que trazem chuva e baixas temperaturas avancem em direção ao centro do país”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário