Segundo a coordenadora da Viep, a doença também está atingindo pessoas jovens sem doenças associadas
Foto: ACM/Prefeitura de Feira de Santana
O município de Feira de Santana, na Bahia, registrou dez mortes por gripe Influenza na cidade, somente este ano. Entres elas, três foram em crianças menores de dois anos, segundo os dados da Vigilância Epidemiológica (Viep) do município.
De acordo com a coordenadora da Viep, Carlita Correia, o número de óbitos acende um alerta para o setor que acompanha e investiga os casos. “Dos dez pacientes que morreram, metade tinham algum tipo de comorbidade, como diabetes e cardiopatias. Desse total, apenas duas tem registro de vacina, os demais não tomaram ou não informaram”, destacou.
Além disso, a coordenadora afirma que ao contrário do que se imagina, a doença tem feito vítimas jovens, pessoas na faixa dos 30 anos. “Quando pensamos em óbitos por viroses, a população costuma pensar em pessoas mais idosas, que têm alguma comorbidade e isso não é verdade. Temos registrados dois pacientes com 30 e 33 anos que não tinham nenhuma doença associada e morreram por Influenza”, completou.
Uma das principais formas de evitar a doença é através da vacinação, que está disponível para grupos prioritários de Feira de Santana nas 104 salas de vacina, localizadas entre a sede e a zona rural, de segunda a sexta-feira. Na cidade, mais de 31 mil pessoas já garantiram o reforço contra o vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário