Segundo o Ministério da Saúde, a bactéria provocadora da doença foi encontrada em um homem de 60 anos em março; ele já está curado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O Brasil registrou, pela primeira vez em 18 anos, um caso local de cólera, o que signifca que o paciente contraiu a doença no próprio país e não em regiões afetadas. O caso foi registrado em Salvador.
Segundo nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, a bactéria causadora da doença ,Vibrio Cholerae, foi encontrada em um idoso de 60 anos, que não havia viajado a outros países com ocorrências da enfermidade ou tido contato com outro caso suspeito ou confirmado. Ele apresentou desconforto abdominal e diarréia em março, mas já está curado.
Ainda segundo a secretaria, ninguém que esteve em contato com o homem contaminado ou profissionais de saúde que o atenderam foram contaminados, o que elimnou o risco de transmissão. Apesar disso, medidas preventivas e investigações adicionais estão em andamento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-BA).
A cólera pode ser transmitida por contaminação fecal-oral direta, ingestão de água ou alimentos contaminados e de pessoa para pessoa. Cerca de 75% dos infectados permanecem assintomáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário