Uma em cada três crianças sofre de desnutrição grave na Faixa de Gaza - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

sábado, 16 de março de 2024

Uma em cada três crianças sofre de desnutrição grave na Faixa de Gaza

 Maioria dos 2,3 milhões de habitantes está deslocada e enfrenta uma grande crise humanitária

Uma em cada três crianças sofre de desnutrição grave na Faixa de Gaza

Foto: Unicef

Por: Metro1 no dia 16 de março de 2024 às 18:00

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) alertou que a desnutrição infantil está se espalhando rapidamente em Gaza, atingindo níveis sem precedentes. Uma em cada três crianças com menos de dois anos no norte de Gaza sofre de grave desnutrição, e a fome é iminente.

Mais de cinco meses após o início da campanha aérea e terrestre de Israel em Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro, grande parte do local está em ruínas. A maioria dos 2,3 milhões de habitantes está deslocada e enfrenta uma grande crise humanitária. Hospitais em Gaza relataram que algumas crianças morreram de desnutrição e desidratação.

O IPC, órgão de vigilância internacional da insegurança alimentar, deve apresentar em breve um relatório sobre a extensão da crise de fome no território. Para que o IPC declare situação de fome, pelo menos 20% da população deve estar sofrendo de escassez alimentar extrema, com uma em cada três crianças desnutridas e duas pessoas em cada 10 mil morrendo por dia de fome ou desnutrição e doença.

Os países ocidentais pediram a Israel que faça mais para permitir a entrada de ajuda humanitária, com a ONU dizendo que enfrenta “obstáculos pesados”. Israel afirma que não está impondo limites à ajuda humanitária aos civis em Gaza e atribui a lentidão na prestação de ajuda à incapacidade ou ineficiência das agências da ONU. A UNRWA nega cumplicidade com o Hamas e disse em fevereiro que tinha dispensado 12 dos seus 13 mil funcionários em Gaza pouco depois de Israel os ter acusado de envolvimento com o grupo armado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário