STF retoma julgamento sobre porte de drogas para uso pessoal - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

segunda-feira, 4 de março de 2024

STF retoma julgamento sobre porte de drogas para uso pessoal

 A discussão foi interrompida na Corte em 24 de agosto de 2023, por um pedido de vista do ministro André Mendonça.

STF retoma julgamento sobre porte de drogas para uso pessoal

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de março de 2024 às 11:49

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai retomar o julgamento da ação sobre descriminalização do porte de drogas para uso pessoal nesta quarta-feira (6). A discussão foi interrompida na Corte em 24 de agosto de 2023, por um pedido de mais tempo para análise do ministro André Mendonça.

Mendonça será o próximo a apresentar o seu entendimento na ação. Até o momento, são 5 votos favoráveis à descriminalização do porte da maconha para consumo pessoal  e 1 contrário.

Até o momento votaram a favor os ministros; Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Enquanto Cristiano Zanin foi o único voto contra. A ação foi colocada na pauta pela então presidente do STF, Rosa Weber, que votou a favor da descriminalização antes de se aposentar. Logo, o seu sucessor, ministro Flávio Dino, não poderá votar.

Além da descriminalização do porte pessoal, o STF vai discutir os requisitos para diferenciar uso pessoal e tráfico. Atualmente, a Lei de Drogas determina que a definição fica a critério do juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário