Embaixador venezuelano pretende procurar Planalto para esclarecer críticas ao veto de candidatura opositora - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

sexta-feira, 29 de março de 2024

Embaixador venezuelano pretende procurar Planalto para esclarecer críticas ao veto de candidatura opositora

 Embaixador venezuelano pretende procurar Planalto para esclarecer críticas ao veto de candidatura opositora

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 29 de março de 2024 às 08:16

Após as críticas do presidente Lula ao veto à candidatura da opositora Corina Yoris na Venezuela, o embaixador venezuelano no Brasil, Manuel Vadell, deve buscar Planalto nos próximos dias para “explicar a situação do país”.

A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. De acordo com a publicação, Vadell já entrou em contato por telefone com o Planalto e agora, além de explicar o episódio, tem a intenção também de reforçar as relações bilaterais entre Brasil e Venezuela. O embaixador acredita que a falta do presidente Lula foi por “uma falta de conhecimento” sobre a situação do país venezuelano.

O governo Nicolás Maduro inabilitou por 15 anos a candidatura de Yoris, que havia sido escolhida para substituir María Corina Machado, vencedora das primárias. Na terça-feira (26), o Itamaraty chegou a emitir uma nota, afirmando que acompanha com "expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral" na Venezuela. Já nesta quinta-feira (28), o próprio presidente Lula se posicionou, classificando como “grave” o veto à candidatura e dizendo que não há justificativa política ou jurídica para a proibição.

A diplomacia venezuelana, em comunicado emitido, ironizou o posicionamento brasileiro, afirmando que o texto parecia ter seguido orientações do Departamento de Estado americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário