Após impasse na devolução do corpo, Navalni é velado com a presença de apoiadores - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

sexta-feira, 1 de março de 2024

Após impasse na devolução do corpo, Navalni é velado com a presença de apoiadores

 Apoiadores disseram que autoridades exerceram pressão sobre o local onde seria realizado o sepultamento

Após impasse na devolução do corpo, Navalni é velado com a presença de apoiadores

Foto: Reprodução/NBC News

Por: Metro1 no dia 01 de março de 2024 às 15:56

O velório do opositor russo, Alexei Navalni, aconteceu na Igreja do Ícone da Mãe de Deus Acalma Minhas Dores, em Moscou, na Rússia, na manhã desta sexta-feira (1º). Após a morte de Nalvani, no dia 16 de fevereiro na prisão, houve um impasse na devolução do corpo à família. Com forte presença policial, milhares de apoiadores do ativista se reuniram nas imediações da igreja para homenageá-lo.

Apoiadores disseram que autoridades exerceram pressão sobre o local onde seria realizado o sepultamento e que várias igrejas em Moscou se recusaram a realizar o culto antes que a equipe de Navalni obtivesse permissão desta no distrito de Maryino. Após a chegada do carro funerário à igreja, imagens transmitidas ao vivo mostraram o caixão sendo retirado do veículo, enquanto a multidão aplaudia e gritava: “Navalni! Navalni!”. A igreja precisou ser cercada por barreiras de controle de multidão. Horas antes do início do funeral, centenas de pessoas já esperavam para entrar no centro religioso.

Uma foto de dentro da igreja mostrava um caixão aberto com o corpo de Navalni coberto de flores vermelhas e brancas, e sua mãe sentada ao lado segurando uma vela. O pai de Navalni também esteve presente, mas não ficou claro quem mais de sua família compareceu. Diplomatas ocidentais foram vistos na longa fila, juntamente com Boris Nadezhdin e Yekaterina Duntsova. Ambos queriam concorrer contra Putin nas próximas eleições presidenciais e opuseram-se à guerra na Ucrânia. Nenhum dos dois foi permitido na votação.

O velório durou pouco mais de meia hora, sem que os milhares de apoiadores do opositor pudessem entrar para prestar suas homenagens. O caixão com seu corpo foi transferido para o cemitério de Borisovo, onde a polícia também apareceu em força. Multidões da igreja marcharam até lá após o término do funeral, gritando: “Não à guerra” e “O amor é mais poderoso que o medo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário