"Abin paralela" imprimiu informações sobre delegado do caso Marielle - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

sábado, 3 de fevereiro de 2024

"Abin paralela" imprimiu informações sobre delegado do caso Marielle

 Documentos foram recuperados pela Controladoria-Geral da União (CGU) e estavam no sistema usado por funcionários na sede da Agência Brasileira de Inteligência

"Abin paralela" imprimiu informações sobre delegado do caso Marielle

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 03 de fevereiro de 2024 às 14:38

Registros analisados pela Policia Federal e recuperados pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostram que a “Abin paralela” fez um monitoramento do andamento das investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), durante o governo de Jair Bolsonaro. 

Foi comprovado pela PF que  o policial federal Marcelo Bormevet, nomeado na Abin durante a gestão de Alexandre Ramagem (2019-2022), imprimiu em setembro de 2020 um relatório sobre o delegado Daniel Rosa, que, à época, conduzia a investigação do assassinato de Marielle, em 2018.

Além do delegado, a promotora de Justiça do Rio de Janeiro Simone Sibilio, que apurava o atentado, também foi alvo de espionagem, os integrantes do órgão imprimiram arquivos relacionados ao caso entre 2019 e 2021.

Daniel Rosa foi afastado do caso no mesmo mês. A sua saída foi determinada pelo então secretário da Polícia Civil do Rio, Allan Turnowski, que mudou a estrutura da delegacia que cuidava da investigação do assassinato da vereadora do Rio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário