Sonia Guajajara diz que ataque que matou indígena pataxó na Bahia é “inaceitável” - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Sonia Guajajara diz que ataque que matou indígena pataxó na Bahia é “inaceitável”

 Ministra dos Povos Indígenas vai liderar comitiva da pasta na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu

Sonia Guajajara diz que ataque que matou indígena pataxó na Bahia é “inaceitável”

Foto: Estevam Rafael/Audiovisual/PR

Por: Metro1 no dia 22 de janeiro de 2024 às 16:14

Atualizado: no dia 22 de janeiro de 2024 às 16:15

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara,declaro ser “inaceitável” o episódio que resultou na morte de uma indígena da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe em uma ocupação de terra na Bahia.

O conflito ocorreu, neste domingo (21), entre indígenas, policiais militares e fazendeiros no território Caramuru, município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia. A indigena chamada Nega Pataxó, irmã do cacique Nailton Muniz Pataxó, foi assassinada. Além da morte de Maria de Fátima Muniz, conhecida como Nega Pataxó, o cacique também foi baleado. Uma mulher teve o braço quebrado e outros indígenas foram hospitalizados.

Em suas redes sociais, a ministra explicou que o  local havia sido ocupado pelos indígenas no sábado (20) e era reivindicado como ocupação de um território tradicional. Ela também afirmou que o MPI (Ministério dos Povos Indígenas) está acompanhando o caso e fazendo interlocuções com o Ministério da Justiça, Direitos Humanos, Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Segurança da Bahia.

“Os fazendeiros armados cercaram a área com dezenas de caminhonetes e atacaram os indígenas”, disse Guajajara em seu perfil no X (ex-Twitter). De acordo com ela, “cerca de 200 ruralistas da região se mobilizaram para recuperar por meios próprios, sem decisão judicial, a posse da Fazenda Inhuma”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário