Lula assina medidas para igualdade racial: "pagamento de dívida histórica"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta segunda-feira (20), durante o Dia da Consciência Negra, um pacote de 13 ações para incentivar a igualdade racial no país. Segundo o governo federal, as medidas visam conceder titulações de territórios quilombolas, acordos de cooperação, abertura de editais e criação de grupos de trabalho de ministérios. Entre as ações, estão as titulações de territórios quilombolas no Maranhão (parceria entre Incra e o governo do estado), Tocantins (Incra) e Sergipe (Incra). Durante o seu discurso, Lula classificou as medidas como o "pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu". “Tudo que a gente está fazendo é tentativa de recompor coisas que foram destruídas e recolocar no lugar coisas que foram tiradas", disse o presidente.
Lula pediu ainda que seus apoiadores cobrem a implementação das políticas públicas no país e explicou que algumas medidas demoraram a ser anunciadas. “Às vezes tem virgula a mais, as vezes tem muita burocracia”. “Essas coisas para andarem, vocês não podem deixar de cobrar para elas funcionarem”.
Presente no evento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou as suas redes sociais para comemorar as medidas e garantiu que o Brasil está unido “enquanto nação que respeita e reafirma o compromisso pela igualdade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário