Morte de dentista por complicações de pneumonia reacende alerta sobre riscos do uso de vapes - RIACHO DA GUIA NEWS

Última

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Morte de dentista por complicações de pneumonia reacende alerta sobre riscos do uso de vapes

 Segundo a OMS, o uso de cigarros eletrônicos pode aumentar significativamente o risco de desenvolver doenças pulmonares graves

Morte de dentista por complicações de pneumonia reacende alerta sobre riscos do uso de vapes

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 21 de agosto de 2024 às 16:33

Atualizado: no dia 21 de agosto de 2024 às 17:37

A morte do cirurgião-dentista João Victor Pereira de Souza, de 29 anos, nesta quarta-feira (21), no Hospital Santa Helena, em Cuiabá, reacendeu a discussão sobre os riscos do cigarro eletrônicos entre os jovens. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não resistiu às complicações decorrentes de uma pneumonia grave. 

As informações de uma fonte próxima indicam que o dentista fazia uso regular de cigarro eletrônico, um hábito que entre jovens acaba por ser considerado inofensivo. O dispositivo é divulgado como uma alternativa mais segura ao cigarro tradicional, mas pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico de João, o que o levou ao óbito. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de cigarros eletrônicos pode aumentar significativamente o risco de desenvolver doenças pulmonares graves, como bronquiolite obliterante, além de agravar condições pré-existentes. Nos Estados Unidos, os casos de doenças pulmonares relacionadas ao uso desses dispositivos aumentaram exponencialmente nos últimos anos, levando a várias internações e mortes.

O caso de João Victor serve como um alerta: o cigarro eletrônico, longe de ser inofensivo, traz sérios riscos à saúde, incluindo a possibilidade de doenças pulmonares fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário